Resenha: O Casamento – Nicholas Sparks

Sinopse:

Sparks está em sua melhor forma nesta comovente história de amor sobre um herói imperfeito que tenta corrigir seus erros.” – Booklist Após quase 30 anos de casamento, Wilson Lewis é obrigado a encarar uma dolorosa verdade: sua esposa, Jane, parece ter deixado de amá-lo, e ele é o único culpado disso. Viciado em trabalho, Wilson costumava passar mais tempo no escritório do que com a família. Além disso, nunca conseguiu ser romântico como o sogro era com a própria mulher. A história de amor dos pais de Jane, contada em Diário de uma paixão, sempre foi um exemplo para os filhos de como um casamento deveria ser. Diante da incapacidade do marido de expressar suas emoções, Jane começa a duvidar de que tenha feito a escolha certa ao se casar com ele. Wilson, porém, sente que seu amor pela esposa só cresceu ao longo dos anos. Agora que seu relacionamento está ameaçado, ele vai fazer o que for necessário para se tornar o homem que Jane sempre desejou que ele fosse. Em O Casamento, Nicholas Sparks faz os leitores relembrarem a alegria de se apaixonar e o desafio de se manterem apaixonados.

Resenhando:

De volta ao meu querido Nicholas Sparks =). Tenho muitos livros lidos dele, então vou escrever resenhas aos poucos. Sou muito suspeita pra falar, sempre me apaixono! Sobre a capa, como disse em resenhas anteriores (Um Porto Seguro), não gosto muito de rostos nas capas, mas essa capa é especial: um beijo na chuva! Que garota nunca quis isso? Kkkk, Fala sério! Não posso dar nota dez, pois vai contra os meus princípios “de não curto capas com rostos”, mas eu gostei dessa capa, de verdade!

Eu evidentemente não tinha a menor intenção de me apaixonar por Jane quando a acompanhei até o carro naquele dia chuvoso de 1971. Eu mal a conhecia, mas, em pé embaixo daquele guarda-chuva, ao vê-la sair com o carro, de repente tive certeza de que queria me encontrar de novo com ela.

Sparks , autor norte-americano, famoso por seus romances dramáticos, nem sempre felizes, mas sempre com muito amor na ponta do lápis. O Casamento não saiu dessa linha.

Pra quem não sabe, este livro é continuação do livro “Diário de uma Paixão”, embora eu ache desnecessário lê-lo para entender este livro. Claro, seria bom você ler  (Linda linda linda história), só quero dizer que não é essencial…

 O Casamento conta a história da filha do casal de “Diário de uma Paixão”, especificamente sobre o seu casamento que não está indo muito bem. Jane e seus irmãos foram inspirados pela história de amor de seus pais, por isso, ela é uma pessoa super romântica e que sempre espera um gesto de amor e carinho do seu marido, mesmo que pouco.  Infelizmente, Wilson, um advogado dedicado, com o decorrer dos anos ficou disperso aos detalhes de seu relacionamento e acabou se deixando levar pela rotina do dia-a-dia e priorizando o seu trabalho ao invés de sua família. O ápice de sua displicência foi esquecer o seu aniversário de 29 anos de casados. Enquanto Jane fez um jantar especial e se arrumou lindamente, Wilson agiu como se fosse um dia qualquer.  Ela fica arrasada!

Pegando-me de surpresa, ela de repente se levantou da cadeira e se sentou no meu colo. 

O livro é narrado por Wilson, o que te faz sentir intensamente o drama que ele está vivendo. Ele sempre teve o costume de visitar seu sogro, Noah, um romancista nato que quando entravam nesse assunto, sempre procurava ajudar o seu genro.  Com isso, Wilson foi aos poucos mudando os seus hábitos e tentando reconquistar sua esposa, mas na sua cabeça persistia o peso do seu esquecimento no ano anterior. Este ano queria fazer diferente.

Jane e Wilson moram sozinhos em Nova Berna e seus três filhos trabalham e/ou estudam fora da cidade; Anna, Joseph e Leslie. Por isso, a casa não está cheia e agitada como costumava ficar e os problemas do relacionamento começaram a se destacar.  De repente Anna chega a casa avisando que iria se casar em duas semanas, exatamente no dia do aniversário de casamento de seus pais. Jane fica desesperada, pois queria que sua filha tivesse a cerimônia espetacular que ela não teve. Ela fica envolvida com os preparativos do casamento de Anna e nota as mudanças de seu marido, não tendo muito tempo para aproveitá-las.

Mas não importa, porque trago dentro do peito as lições que Noah me ensinou sobre o amor e sobre como manter acesa a sua chama. 

A trama gira em torno de Wilson tentando achar um meio de reparar o seu erro do ano anterior, mas agora com o casamento de sua filha ele fica sem saber o que fazer… Ou não, hahaha! É aqui está à surpresa do livro.

A narrativa não é nada cansativa, você se envolve com os personagens de tal maneira que quer saber logo o que irá acontecer no capitulo seguinte. Sparks me emocionou muito com este livro! Não é clichê. A história é linda, surpreendente, cativante… É inevitável perceber a felicidade que a pessoa vive quando se apaixona e se mantém apaixonado todos os dias. É um dos melhores livros que eu já li dele, com certeza. O final é maravilhoso!

111378655_1GGFicha Técnica

 Título: O Casamento
 Título Original: The Wedding
 Autor: Nicholas Sparks
 Tradução: Fernanda Abreu
 Editora: Arqueiro
 ISBN: 978-85-8041-056-3
 Lançamento: 2003
 Lançamento Nacional: 2012
 Páginas: 224

Nota:  

 

 

assinatura