Resenha: Brilho – Em busca de um novo mundo – Amy Kathleen Ryan

DSC05294

Sinopse:

A mais fascinante trilogia desde Jogos Vorazes. A Terra não existe mais, e em duas naves que procuram um novo mundo no espaço, uma menina de 15 anos precisa casar e engravidar para garantir a sobrevivência da humanidade. Enquanto isso, uma sucessão de acontecimentos eletrizantes torna a jornada pelo espaço algo absolutamente imprevisto. Temas como religião, a escolha da mulher e a ideia de poder e dominação vão aparecendo muito suavemente articulados ao longo da trama, amarrando o leitor com surpresas e reviravoltas estonteantes. São temas universais, postos num livro por uma escritora surpreendente e que promete arrasar a cena literária a partir desta sua fantástica criação.

Resenha:

Brilho, como na própria capa diz, veio pra introduzir no mundo literário mais uma trilogia, sendo a mais fascinante depois de Jogos Vorazes. Sobre a capa, se não fosse pelo rosto da menina, ia achar ela perfeita… Ela é cheia de glíter, bem atraente, pelo menos para mulheres, kkkk. Pelo que andei pesquisando do livro, alguns homens criaram o preconceito em função dessa capa brilhante…

Amy Kathleen Ryan é norte-americana e mestre em escrita criativa. Além da trilogia Skychasers (Em busca de um novo mundo) escreveu mais três livros: Shadow Falls, Vibes e Zen and Xander Undone.

DSC05295

A história do primeiro livro da trilogia se passa em duas naves, Empyrean e a New Horizont, que viajam pelo espaço há 40 anos em busca de um novo mundo após a extinção da Terra. Waverly vive na Empyrean junto com sua mãe, Kieran, seu namorado, o queridinho do capitão e Seth, um cara um tanto quanto enigmático. Warvely, Kieran e Seth fazem parte da primeira geração concebida na nave. Eles, como os demais adolescentes da nave, seriam adolescentes com suas preocupações normais dessa fase da vida, se não fosse pelo fato de nunca terem conhecido outro lugar além da nave, e por terem a missão de procriarem a fim de povoarem a Terra Nova impregnada em suas cabeças.

O conflito pessoal de Warvely começa quando Kieran faz a proposta de casamento à ela. Apesar de Kieran ser o melhor partido da nave, ela se vê em uma indecisão e se pergunta o porquê de ela ter que se casar tão nova. Isso a incomoda, ainda mais agora que Seth, começou chamar a atenção dela. Seth é um cara tímido, com fama de brigão e nunca se deu muito bem com Kieran. Já com Warvely, ele nunca se deu mal, só não tiveram mais muitas oportunidades de conversar desde a época da escola.

DSC05296

Tudo está indo a mil maravilhas na rotina da Empyrean mas as coisas não estão totalmente assim na New Horizont. Na nave irmã, eles enfrentam um problema sério em relação a conceber descendentes e vê sua missão indo por agua abaixo em função disso. Então, quando a Empyrean menos espera, é atacada pelos tripulantes da New Horizont.

Os primeiros capítulos da trama pra mim foi um pouco cansativo… São capítulos necessários, explicam um pouco sobre cada personagem importante na trama, sobre as naves, sobre a missão e etc. Mas acho que eu estava esperando algo mais intrigante no começo. Depois a trama se desenvolve a partir da invasão e das consequências dessa invasão. A leitura nesse desenvolvimento fica mais dinâmica e te prende, porém não achei “a estreia mais fascinante desde Jogos Vorazes”. Li ele exatamente depois que terminei de ler Jogos Vorazes, e SIM, eu me decepcionei.

DSC05297

No quesito clichê, o livro passa longe. Nada do que você espera acontece, isso me surpreendeu bastante. Você nunca sabe em quem confiar e apesar disso ser um ponto positivo, pra mim não foi legal, porque acho que me apeguei ao personagem errado e isso me fez ficar com muita raiva do final. Sinceramente fiquei curiosa sim pra ler o que vai acontecer, mas ainda não decidi se foi o bastante pra comprar os outros dois livros.

Informativo: Mandei um email para a Geração Jovem a fim de saber uma previsão de lançamento dos próximos livros mas não obtive resposta.

Fonte da Sinopse: Skoob

Até a próxima! 🙂

Ficha Técnica

brilho-198x300 Título: Brilho
 Título Original: Glow
 Autor: Amy Kathleen
 Tradução: Ana Death Duarte
 Editora: Geração Jovem
 ISBN: 979-85-8130-073-3
 Lançamento: 2011
 Lançamento Nacional: 2012
 Páginas: 354

 

 

Nota: Bom

 

assinatura