Resenha: Jogos Vorazes #3 – A Esperança – Suzanne Collins

DSC05261

Sinopse: 

Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?

Resenhando:

O pássaro voando da capa, marca o fim da trilogia. Amei as capas! Corram pra comprar a trilogia com essas capas pois eu aposto que em breve irão lançar as capas com os atores do filme…

A Esperança! Confesso que fiquei triste por ser o último livro mas super feliz em como acabou a história. Na resenha de Em Chamas, eu disse que tinha gostado mais do segundo livro comparando com o primeiro. Mas, mudei de opinião, prefiro o terceiro. Talvez você se assuste ao ler isso, pois muitos que eu conversei sobre a trilogia falam que preferem o segundo…

DSC05265

O terceiro livro é diferente. Não tem Jogos Vorazes… Tem Guerra! A história gira em torno de Katniss em conflito entre ser ou não ser o símbolo da Guerra, o tordo da Guerra. Apesar dela ter entendido já no segundo livro o impacto que as sementes venenosas que ela ofereceu à Peeta nos primeiros jogos teve nos distritos, ela ainda não aceita isso. Katniss não nasceu pra encenar um símbolo, ela nasceu pra viver o símbolo. Então ela decide ser o tordo desde que isso signifique vive-lo, no campo de batalha. Mas ela toma essa decisão impondo algumas condições que envolvem proteger a vida das pessoas que ela ama, isso tem consequências que recaem sob ela e o que ela não esperava: sob a vida das pessoas que ela quer proteger, incluindo Peeta.

Tornar-me o Tordo… Será possível que algo de bom que eu venha a realizar supere os estragos decorridos de minhas ações? Quem pode me dar uma resposta confiável?

DSC05262

Em A Esperança acontecem coisas muito intensas, parece que você está no campo de batalha junto com Katniss. Ela sofre por ela, pela família dela, pelo distrito dela, pelos amigos dela e por Peeta. Já ele, sofre nas mãos da Capital de uma forma que ninguém imagina, o que fizeram com ele põe em jogo tudo que ele viveu e tudo que ele sente por Katniss. É triste e revoltante!

 Apesar de acontecer fatos que te fazem chorar e perguntar: por que, precisava disso? Não só com Peeta, com outras pessoas também, eu amei este livro! Acho realmente que tudo que aconteceu foi necessário para tornar a história marcante, emocionante, como ela é!

Tirando Prim, minha mãe e Gale, quantas pessoas no mundo me amam incondicionalmente?

DSC05264

Então, depois, quando ele sussurra: – Você me ama. Verdadeiro ou falso?

Estou ansiosa pelos filmes! Pena que vai ter Parte I e II… Pra história ser bem contada, sem que se passe despercebido coisas importantes, somente um filme seria longo, mas eu prefiro um filme longo, do que dois filmes. Mas fazer o que, né? Tudo para arrecadar mais… kkk

 A-ESPERANÇAFicha Técnica

 Título: A Esperança
 Título Original: Mockingjay
 Autor: Suzanne Collins
 Tradução: Alexandre D’Elia
 Coleção: Jogos Vorazes
 Editora: Rocco
 ISBN: 978-85-7980-086-3
 Lançamento: 2010
 Lançamento Nacional: 2011
 Páginas: 424

Link do Submarino para comprar o box da trilogia Jogos Vorazes.

Nota:  

assinatura